Layout do blog

Viajar na pandemia: quais são os riscos e como lidar com os imprevistos?

Trade • mar. 26, 2021

Estamos há mais de um ano na pandemia. Entre idas e vindas, muitas atividades precisaram retornar, outras famílias pensam em viajar na pandemia ou mesmo procurar um lugar diferente para o home office.

Seja por um trabalho que demanda viagens a trabalho ou a lazer mesmo, não podemos negar que as viagens não estão acontecendo e vão continuar acontecendo daqui até o fim da pandemia. O ideal é não ir, mas se você já decidiu que vai, não saia de casa sem ler este texto.

Ele é o resumo de um material bem completo e didático que te conta tudo sobre os riscos e imprevistos de viajar na pandemia.

Vem que a gente te conta um pouco sobre o que fala “O Manual de Bolso para Viajar na Pandemia”.

Os riscos de viajar na pandemia

Não teve jeito, com a pandemia as empresas aéreas tiveram que reduzir os voos e suas atividades – os números chegaram a 93% a menos de 2020 para 2019. Muita gente ficou com medo de manter as viagens, principalmente a lazer. Aqui no blog mesmo já comentamos se é seguro ou não viajar na pandemia.

Não podemos dizer “não viaje!” a quem precisa de novos ares ou a quem a rotina de trabalho não permite outra opção. Mas podemos de te adiantar os principais riscos que você corre ao viajar na pandemia:

Locais com aglomeração

Os destinos mais desejados para turismo são sempre cheios, com ou sem pandemia. Pode ser que as pessoas não comprem voos e não passem muito tempo no lugar, mas é sempre possível encontrar aglomerações.

O mesmo vale para viagens corporativas. São Paulo, por exemplo, costuma ser uma das cidades mais procuradas, já que lá é uma das cidades com maior potencial de negócios do país.

E qual a melhor forma de evitar essas aglomerações? Trocar os voos e ônibus por viagens de carro, de preferência sozinho ou apenas com pessoas do seu convívio. Escolher destinos menos movimentados também te ajuda a se proteger bastante. Aqui no Brasil podemos planejar inúmeros destinos para viagens para os próximos meses.

Sobre a hospedagem, é a mesma lógica: hostels devem ser evitados e AirBnb só deve ser alugado se a família não morar no local.

Riscos da própria viagem

Com várias cidades e estados inteiros entrando em lockdown e com medidas bem restritivas , a própria viagem em si já apresenta riscos. E isso tudo precisa ser analisado antes de você pegar a estrada.

Os principais riscos de viajar na pandemia são:

  • Possibilidade de voos reduzidos;
  • Cancelamento de passagens;
  • Lockdown e toque de recolher na cidade.

Fora isso, sempre vale lembrar que o risco de contaminação por coronavírus ainda pode acontecer até nos lugares mais isolados. Por isso seu kit de máscaras e álcool em gel precisa estar sempre com você.

Quais imprevistos podem acontecer?

Em toda viagem pode acontecer algum imprevisto, mas quando o assunto é viajar na pandemia muitos deles são quase certos que vão acontecer. São coisas que fogem ao nosso controle.

Nesse caso, o que podemos fazer é ficar atentos a alguns pontos para nos antecipar:

Problemas no aluguel de carros

Quem costuma alugar carro vai encontrar problemas se quiser viajar na pandemia. Os valores aumentaram por conta da demora na entrega por parte das montadoras. Sim, as locadoras compram direto da fábrica para pagar um valor mais em conta em carros 0 km – e isso significa sempre ter uma frota nova.

Antes, o prazo para entrega dos carros pela montadora era de 30 dias. Hoje é de 3 meses. Ou seja, são menos carros – já que eles vendem parte da frota para cobrar novos – e o valor está mais alto para quem deseja alugar, porque eles precisam lucrar com o que tem para compensar a diária.

Toque de recolher e restrições nas fronteiras

Hoje, o mais comum vai ser encontrar cidades do país com muitas restrições e até mesmo toque de recolher. E, dependendo da situação da saúde da cidade, esses decretos são avisados em coletivas de imprensa em um dia para valer no dia seguinte.

Quem quer viajar na pandemia e se planeja com pelo menos uns 15 dias ou um mês, pode correr o risco de chegar no local e encontrar tudo fechado. Aí a viagem, seja a trabalho ou lazer, passa a não compensar tanto.

Mas as restrições não ficam só nas cidades: tem estados já querendo fechar as fronteiras, assim como alguns países já fizeram. Alguns de nossos vizinhos aqui na América do Sul (e outros pelo mundo) não aceitam mais turistas brasileiros ou, quando aceitam, há a necessidade de uma quarentena para poder ficar no país.

Nesse último caso, viagens de poucos dias acabam não compensando.

Atrasos e cancelamentos de voos

Com a quantidade de voos reduzida durante a pandemia, desde 2020, quem escolhe viajar na pandemia de avião corre o risco de ter a viagem cancelada ou o voo atrasar. Nesses casos, as companhias aéreas costumam dar todo o suporte necessário ao viajante, como refeição e hospedagem, se for necessário.

Mas não há como negar que imprevistos como esse podem atrapalhar a viagem e até fazer o viajante perder compromissos marcados com antecedência.

Diante de tudo isso, o que fazer? É o que vamos te responder agora.


Como lidar com tudo isso ao viajar na pandemia?

Nós te mostramos alguns dos riscos e imprevistos mais possíveis de acontecer para quem quer viajar na pandemia. Mas, claro, nós temos as soluções também. Não achou que a gente ia te deixar na mão, não é?

Bom, o ideal é se planejar bem antes. Pesquise bastante para saber como está a situação na cidade para a qual você vai viajar, tanto de número de casos quanto sobre lockdown e toque de recolher.

Sabendo disso, fica muito mais fácil se antecipar e desmarcar compromissos e reservas. Optar por voos e hospedagem com opção de reembolso também é bem interessante caso qualquer imprevisto aconteça e você não consiga viajar na pandemia.

Mas essas são algumas das dicas que separamos para que você consiga fazer sua viagem de forma segura e pronto para qualquer problema que surgir. Quer saber mais? Tá fácil, é só baixar o ebook “ Manual de bolso para viajar na pandemia ”. É grátis, ok?

Te esperamos lá!

Consultoria e Excelência
na gestão de viagens
Fale conosco
(11) 3506-6009 | (34) 3293-1000
comercial@tradeturismo.com.br

R. Dr. Renato Paes de Barros, 618 - Itaim Bibi
São Paulo - SP,
CEP: 04530-000

Av. Rondon Pacheco, 2080 - Vigilato Pereira
Uberlândia - MG
CEP: 38.408-343
Share by: