Layout do blog

Viagens para o segundo semestre: pra onde ir depois do coronavirus?

Trade • jan. 20, 2021

As viagens do segundo semestre , no pós-pandemia, são para duas coisas: festejar e relaxar. Chega de preocupação: é hora de lavar a alma e recarregar as energias que 2020 tirou tanto da gente.

Ainda não sabemos quando será seguro viajar, mas a aposta do setor turístico é que as coisas vão se normalizando pós-vacina. Se tudo der certo, após a primeira metade de 2021 os brasileiros estarão vacinados e nós vamos poder voltar para a estrada.

Que tal já ir pensando nisso? Dá pra sonhar no isolamento social, então já podemos ir pelo menos escolhendo para onde queremos ir. E uma viagem planejada com antecedência custa menos e tem mais opções de escolha. Vamos ver algumas sugestões?

Como serão as viagens do segundo semestre, no pós-pandemia?

Bom, estamos dizendo pós-pandemia , mas ainda não sabemos se ela vai ter acabado até lá. Provavelmente não, mas estamos contando pelo menos com uma vacinação em massa dos brasileiros até o meio do ano.

Mesmo assim, focamos aqui principalmente em destinos nacionais, porque as restrições de viagens internacionais, especialmente para brasileiros, provavelmente ainda estarão valendo.

Por isso, as viagens para o segundo semestre vão ficar concentradas aqui mesmo, em destinos mais próximos. Com sorte, tudo o que estamos falando aqui está errado e vai ser ok viajar pelo mundo, mas no momento em que estamos, isso não é garantido.

Isso dito, vamos começar?

Um passeio pelas praias da Bahia

Como já dizia o Ira!, nada melhor do que “dar então um passeio pelas praias da Bahia/Onde a lua se parece com a bandeira da Turquia.”

Esse primeiro destino, focado no litoral mais lindo do Brasil, é voltado para quem está precisando descansar, ter aquele momento relax para tirar todas as más energias que o confinamento está nos trazendo.

O roteiro que nós sugerimos é o circuito Porto Seguro – Arraial d’Ajuda – Trancoso – Caraíva. São praias maravilhosas, verdadeiramente paradisíacas, e que ainda vêm carregadas de cultura: são o berço do descobrimento do Brasil, onde os portugueses desembarcaram lá em 1500.

A igreja Nossa Senhora da Pena, por exemplo, foi erguida em 1535 em Porto Seguro.

O melhor é a experiência que começa na cidade grande (Porto Seguro) e termina em um vilarejo de 1000 habitantes (Caraíva). Ao longo do trajeto, você encontra praias lindas, negócios locais com produtos da região e se depara com toda a diversidade da cultura baiana.

Se em Porto Seguro o ponto alto cultural são as construções barrocas da era colonial, em Caraíva você ainda encontra comunidades indígenas bem isoladas, que vivem do artesanato para manter suas vilas.

Visitar Porto Seguro é uma experiência única, mas fazer todo o trajeto litorâneo até Caraíva é ainda melhor.

À sombra dos Pirineus

Ainda que a vontade de viajar para a Europa seja grande, não é dos Pirineus da península Ibérica que estamos falando, por onde Aníbal conduziu seus elefantes para enfrentar Roma na antiguidade.

Estamos falando do Parque Estadual dos Pirineus, em Goiás, onde fica Pirenópolis, cravada no meio das montanhas e rodeada de cachoeiras por todos os lados.

A cidade é bem pequena e sobrevive principalmente do turismo. Seu centro histórico fica lotado de turistas durante o dia e de boêmios durante a noite, que são atraídos pelos forrós maravilhosos da cidade e pelos restaurantes movimentadíssimos. Em alguns deles, você precisa fazer reserva quando a noite ainda está caindo, com risco de não conseguir uma mesa mais tarde.

Além da vida urbana agitada no centro histórico – de arquitetura impecável, aliás – a cidade é rodeada de cachoeiras com trilhas incríveis. Restaurantes locais no pé das cachoeiras operam muitas vezes em sedes de fazendas, com o gado bem ali, a alguns metros de distância.

Se não dá pra ir até os Pirineus nos arredores de Barcelona por enquanto, os de Goiás são tão bonitos quanto – ou até mais.Rua movimentada, com pessoas e caminhões, no centro histórico de Pirenópolis

Mykonos pede ajuda

Quem ama viajar pelo mundo, ou amana Mykonos ou ainda não a conhece. A ilha grega é famosa por sua arquitetura incrível, seus restaurantes sem igual no mundo, praias paradisíacas e os melhores festivais do mundo.

Porém, com a pandemia do coronavírus, a cidade está enfrentando grandes dificuldades. Isso porque 80% da renda do município vem do turismo, que desde 2020 teve grandes quedas. Na metade do ano passado, a cidade vivia uma situação única para os moradores: estava completamente deserta.

Em 2021, Mykonos está precisando de turistas com urgência, ou pode simplesmente deixar de existir como nós conhecemos hoje. Negócios estão falindo, restaurantes fechando as portas e isso significa ainda menos turistas, o que também impacta nos festivais famosos das regiões.

Se tudo estiver certo para as viagens no segundo semestre, considere Mykonos. O lugar é lindo e não podemos deixar que ele perca para o vírus.

Bonito mesmo é Bonito

Estamos privilegiando destinos nacionais aqui e não é à toa. Como falamos no início do texto, as viagens para o segundo semestre vão ser marcadas pela proximidade. E além disso, o Brasil tem belezas – algumas escondidas, outras nem tanto – que uma vida de viagens não poderia desbravar.

Falar de Bonito é impossível sem ressaltar a água. Você nunca viu águas tão cristalinas nos seus rios e grutas. O destino é marcado por esse tipo de paisagem: mata densa, ambiente rústico e natureza exuberante por todo lado, além de ser um ótimo point de turismo de aventura, para quem ama adrenalina.

Chegando em Bonito, a Gruta do Lago Azul é um destino simplesmente obrigatório. Sendo o mais famoso da região, o nome diz tudo: é uma gruta belíssima com um lago cristalino colorido por depósitos minerais.

Ainda no clima de gruta, recomendamos que você visite a Gruta de São Miguel e depois se refresque com um passeio de bote pelo Rio Formoso.

Se depois dessa você não recarregar suas baterias para 2020, só fazendo de novo. E tá liberado – com todos os perrengues do ano passado, viajar muito é a meta de ano novo daqui até 2025.

Gostou das nossas sugestões? Temos muito mais – inclusive sobre como viajar com segurança – no blog da Trade. Te vejo nos próximos textos!

Consultoria e Excelência
na gestão de viagens
Fale conosco
(11) 3506-6009 | (34) 3293-1000
comercial@tradeturismo.com.br

R. Dr. Renato Paes de Barros, 618 - Itaim Bibi
São Paulo - SP,
CEP: 04530-000

Av. Rondon Pacheco, 2080 - Vigilato Pereira
Uberlândia - MG
CEP: 38.408-343
Share by: