Layout do blog

Como planejar viagem em 2021: para onde e quando

Trade • fev. 25, 2021

O ano de 2020 foi, de longe, o pior da história do turismo no mundo. Por conta da Covid-19, planejar viagem se tornou inviável não apenas pelo perigo de contágio como também pela falta de companhias aéreas que oferecessem o serviço.

Isso porque durante a pandemia, empresas aéreas registraram de 93 a 99% de redução de suas atividades , principalmente considerando o pico de circulação do vírus. O prejuízo foi ainda pior: até o final do ano passado, a estimativa era a perda de 174 milhões de empregos decorrentes de viagens e turismo.

Não foi um ano fácil, mas 2021 já começou mais otimista. Com as vacinas aprovadas e os planos de imunização dos estados, a vida vai voltando ao normal. Esse é o momento de começar a pensar em viajar de novo e fazer os primeiros planos.

Continue na leitura e veja para onde ir e quando.

Planejar viagem em 2021

Por aqui nós já contamos as formas mais seguras de planejar viagem durante a pandemia. Mas essas dicas funcionam melhor para viagens em família e para destinos onde você sabe que não há muita aglomeração – praticamente mantendo a ideia do isolamento, mas com outra paisagem.

Mas hoje, se o seu foco é o turismo mesmo, o ideal é planejar viagem agora para pegar a estrada nas férias de julho ou no final do ano .

Com duas vacinas aprovadas no Brasil e seguindo um bom ritmo de imunização, é possível que no segundo semestre o setor de turismo tenha uma grande retomada. E o quanto antes você se planejar, mais barato vai pagar.

E, claro, com boa parte da população brasileira vacinada, as fronteiras de outros países irão se abrir novamente e será possível planejar viagens internacionais, além dos destinos domésticos.

Quais destinos priorizar

Para viagens mais próximas e ainda no primeiro semestre, o ideal é pensar em destinos domésticos mesmo. Aqui no blog nós separamos alguns destinos incríveis que devem estar na sua lista.

Mas é importante lembrar que se você pretende planejar viagem para o primeiro semestre, priorize lugares mais isolados, onde você sabe que não vai ter aglomerações.

Já os destinos internacionais devem ser visitados especialmente no final de ano. Assim, você tem tempo para pensar em todos os detalhes e se sentir mais seguro em relação a aeroportos e restrições para entrada em outros países.

Para te ajudar a planejar viagem, vamos separar os destinos em domésticos e internacionais. Olha só nossas dicas:

Destinos domésticos: São Miguel dos Milagres

A deslumbrante São Miguel dos Milagres está em uma região de Alagoas que pode perfeitamente ser considerada o Caribe Brasileiro. Mas há quem diga que por lá as belezas nordestinas superam qualquer comparação gringa.

Com vários tons de azul e água incrivelmente limpa, você pode aproveitar o local com um passeio de buggy por praias desertas, como a Praia de Lages e a Praia do Patacho, ou conhecer as piscinas naturais. Um espetáculo à parte!

São Tomé das Letras

A cidade mineira foi uma das poucas cidades turísticas que fechou as fronteiras e passou quase ilesa pela pandemia de Covid-19. O primeiro caso foi confirmado só em novembro de 2020 e, em janeiro, haviam apenas 3 casos positivos.

Desde que não decidam fechar as fronteiras novamente, é um local seguro para planejar viagem e, claro, as belezas naturais por lá são famosas em todo o estado.

Conhecida como “a cidade dos duendes”, São Tomé tem uma vibe bem alternativa e é sempre cheia de diversidade, principalmente por conta do seu misticismo. Você encontra todo tipo de gente por lá, de hippies a empresários fugindo da vida da cidade.

Então se é o tipo de lugar que te agrada, vale muito a pena planejar viagem para conhecer.

Jalapão

O Jalapão é um dos lugares mais bonitos do Brasil. Situado na região leste do Tocantins, é uma reserva natural que fica a 170km da capital. Em números, são mais 34 mil quilômetros quadrados de cerrado, dunas, fervedouros e cachoeiras.

Por lá, o ecoturismo é forte e a região recebe muitos turistas de todas as partes do país. São paisagens arrebatadoras, mas que ficam espalhadas pelas cidades da região. Por isso recomendamos uma passagem um pouco mais demorada pelo parque.

Vale a pena ficar alguns dias e fazer um tour mais calmo para visitar o maior número de atrações possível. Por aqui, nós recomendamos não perder o passeio ao Fervedouro Bela Vista – você já entende só com as imagens.

Bento Gonçalves

Para os fãs de vinho, a cidade gaúcha de Bento Gonçalves é um prato cheio – as melhores do país estão por lá. Além das bebidas, você pode fazer um passeio pelo Vale do Rio das Antas apreciando pratos típicos, como o galeto.

Mas esse destino não se resume a apenas isso: é possível aproveitar a história local visitando as casas coloniais. Você vai se sentir em outro século!

Destinos internacionais: Londres

Margeada pelo rio Tâmisa, Londres oferece muita cultura, tanto moderna quanto ancestral. Inclusive, 4 destinos que citamos aqui neste texto estão entre os mais procurados pelos brasileiros para viagens pós-pandemia.

Por lá você encontra muitos palácios e catedrais para visitar. A arquitetura local varia do medieval ao high tech , com vários passeios imperdíveis.

Em Londres, você pode conhecer a região de Camden Town, famosa por ser repleta de artistas se apresentando nos típicos pubs ingleses.

Destinos internacionais: Paris

Paris é a queridinha da Europa. A cidade tem uma magia inexplicável e encanta a todos os turistas que passam por lá.

É o recanto da moda, da arte e dos jardins impecáveis. Mas, claro, jamais poderíamos deixar de citar a culinária: pratos franceses, doces, queijos e vinhos famosos em todo o mundo!

Por lá, nem precisamos dizer que sua primeira parada deve ser na Torre Eiffel, não é?
Mas as belezas parisienses não param por aí: conheça os encantos do Palácio de Versalhes e o Museu do Louvre, com as obras e esculturas mais famosas do mundo.

Destinos internacionais: Amsterdã

A cidade holandesa encanta por seus museus, cervejarias artesanais, os famosos canais, o turismo jovem e a vida noturna intensa.

Os canais são cartões postais de Amsterdã. Mas, claro, não dá pra perder a visita ao Bairro Vermelho, que atrai turistas e público local por sua peculiaridade, o Museu Van Gogh, a Casa Anne Frank e Heineken Experience.

Destinos internacionais: Roma

A capital italiana é unanimidade quando o assunto é gastronomia de qualidade, construções monumentais e muita cultura. Paradas como o Coliseu e a Fontana di Trevi (com o ritual de jogar a moeda na fonte e tudo mais) são obrigatórias.

Ao planejar viagem, não se esqueça que, bem no centro da cidade, você encontra o Vaticano com a Praça de São Pedro , Basílica de São Pedro e a Capela Sistina com seus museus.

Estamos prontos para decolar! Mas primeiro você precisa saber mais sobre o que priorizar e organizar, além do que fazer em relação à pandemia. Explicamos tudo isso e mais um pouco no próximo texto. Vem com a gente?

Consultoria e Excelência
na gestão de viagens
Fale conosco
(11) 3506-6009 | (34) 3293-1000
comercial@tradeturismo.com.br

R. Dr. Renato Paes de Barros, 618 - Itaim Bibi
São Paulo - SP,
CEP: 04530-000

Av. Rondon Pacheco, 2080 - Vigilato Pereira
Uberlândia - MG
CEP: 38.408-343
Share by: