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Cancelou seu voo pelo COVID-19? E agora?

Trade • abr. 01, 2020

Esse vírus nos pegou de surpresa, não é verdade? Nesses momentos de pandemia passamos tanto tempo focados nas notícias e consumindo as informações, que o medo e a aversão tomam conta de nós diariamente. Entretanto, devemos estar atentos e otimistas aos próximos capítulos de nossas vidas.

E para você não ficar tão preocupado em como a pandemia pode afetar a sua viagem , seja tendo um voo cancelado ou adiando as reservas dos hotéis, separamos algumas informações que podem ser muito úteis pra te ajudar a tirar todas suas dúvidas Quer saber mais? Continue lendo.

O que é a Covid-19?

Antes de explicar as medidas e casos de voos cancelados, vamos falar um pouco sobre o que é o coronavírus. Porque essa explicação? Ora, a desinformação é o primeiro passo para o pânico, e é de extrema importância se manter calmo nesse momento.

Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral. Conhecidos desde meados dos anos 1960, eles causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Os casos de coronavírus mais comuns em humanos causam infecções respiratórias brandas e moderadas , e de curta duração.

Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre. Os vírus dessa família podem causar, em algumas vezes, infecção mais grave das vias respiratórias inferiores como o caso da pneumonia. Esse quadro é mais comum em pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico comprometido ou em idosos.

Entretanto, o mais importante e que devemos ter em mente é que: ⠀

  • 1. Sabemos quem ele é;
  • 2. Sabemos como detectá-lo;
  • 3. Na China, a situação está melhorando;
  • 4. Cerca de 80% dos casos são leves;
  • 5. As pessoas se recuperam;
  • 6. Quase não afeta os mais novos;
  • 7. É fácil deixar o vírus inativo;
  • 8. Já existem mais de 600 artigos científicos sobre o assunto;
  • 9. Já existem protótipos de vacina;
  • 10. Há mais de 80 ensaios clínicos com antivirais sendo desenvolvidos.

Essas informações são provenientes dos estudos do professor de Microbiologia da Universidade de Navarra, Ignacio López-Goñi, que publicou um artigo apontando 10 motivos para a população ter esperança em relação ao coronavírus. Por isso, devemos manter a esperança e com um pouco de resiliência reprogramar os voos cancelados e adiar, por um tempo, alguns de nossos sonhos.

Regras em situações normais

Agora que já explicamos os motivos pelos quais devemos ter esperança mesmo em uma situação em que é preciso ter um voo cancelado, vamos comentar como é esse cancelamento em situações corriqueiras do dia a dia.

Como regra geral, cancelamentos de voo que gerem um atraso na chegada ao destino final superior a 4 horas podem gerar uma compensação. Há também casos em que a pessoa perde um compromisso importante (ex. casamento, funeral ou oportunidade profissional). Nesses casos o valor de compensação pode ser ainda maior.

Essa compensação por voos cancelados se dá em razão dos prejuízos materiais e transtornos sofridos pelo passageiro. Assim, a empresa aérea possui a obrigação de indenizar o passageiro. Agora se foi você que efetuou o pedido de cancelamento do voo, as regras mudam e cabe a cada companhia aplicar os valores de taxas e tributos.

Na situação atual

Os voos cancelados não foram as únicas mudanças que a Covid-19 nos trouxe, as companhias aéreas fizeram um acordo com com o Ministério Público Federal e outras autoridades do governo para estabelecer os direitos dos passageiros em meio esse cenário de pandemia.

Sendo assim, foi decidido no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) – assinado pelas empresas Azul, Gol, Latam, Passaredo e MAP – regras de remarcação, reembolso e cancelamento de passagens.

  • Remarcação de voo: consumidores que compraram passagens até o dia 20 de março, com viagem entre os dias 1 de março e 30 de junho, podem remarcar sua viagem nacional ou internacional sem nenhuma taxa ou diferença tarifária. A alteração de datas pode ser feita uma única vez, para a mesma origem e destino e até a validade do bilhete – um ano a partir da compra.
  • Voo Cancelado: voos nacionais ou internacionais marcados para para os dias entre 1 de março e 30 de junho podem ser cancelados sem multas ou taxas. Nesses casos, o passageiro receberá um crédito no valor das passagens para ser usado na companhia até um ano depois da data do voo.
  • Reembolso de Voo: o reembolso não acontecerá sem custos – serão cobrados multas e taxas contratuais, a depender das regras aplicadas em cada categoria de tarifa. O valor será devolvido em até 12 meses após a solicitação, como definido por uma medida provisória assinada pelo Governo Federal.

Logo, logo seu sonho se tornará realidade!

Nesse momento a nossa preocupação maior não é com um voo cancelado, mas sim com o nosso bem-estar e saúde coletiva. A principal virtude que devemos ter é a paciência , e nós estamos aqui para ajudar cada um de vocês que se encontram nessa situação de incerteza.

Apenas pedimos a compreensão de todos , pois mesmo com um suporte eficiente de atendimento, nessa situação que estamos passando pode ser que nossos canais fiquem ocupados e contamos com a sua colaboração para que todos possam receber o melhor atendimento que nossa equipe pode fornecer.

Compreendemos que um voo cancelado é o menor do seus problemas , na verdade é um sonho, o seu, que precisou ser cancelado ou adiado. Nós da Trade Turismo entendemos o seu desalento e o compartilhamos, mas não fique para baixo, em breve o seu sonho poderá se tornar realidade. Programe uma viagem, quem sabe uma visita a praia quando tudo isso acabar? Vamos aguardar com esperança de dias melhores!

Por isso, caso tenha qualquer dúvida, comentário ou sugestão entre em contato e aguarde a nossa resposta. Queremos te ajudar!

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