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O turismo e o COVID-19: recomendações e esclarecimentos

Trade • mar. 25, 2020

Antes de explicar sobre as recomendações, vamos relembrar um pouco sobre esse novo vírus que tem atingido o mundo todo. O COVID-19 é uma doença que se origina de uma família de vírus que causam infecções respiratórias, e o que se sabe é que pode causar alguns efeitos severos aos pulmões, podendo até não responder ao tratamento com antibióticos.

Ele foi descoberto no dia 31/12/2019, após casos registrados na China – o primeiro país a ter epidemia. Já o segundo país com maior número de casos, até agora, é a Itália, com um número de casos confirmados que ultrapassa 30.000 pessoas.

Até agora, no mundo todo, o número de casos confirmados é de 191.127 e a taxa de letalidade é de 4,08%. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), mais de 7.000 pessoas já vieram a óbito, portanto, a maior e melhor recomendação é a prevenção, que vem do isolamento. E em prol disso, muitos países estão fechando fronteiras e empresas estão fazendo home office.

Tendo isso em vista, o Ministério do Turismo junto com o MS se uniram para passar algumas recomendações e informações relevantes sobre o coronavírus para quem tinha planos ou viagens marcadas. Vamos saber mais?

Covid-19: sanando dúvidas

Sabemos que muitas pessoas tinham diversos planos para os próximos meses, como viagens para o exterior ou mesmo viagens domésticas. Entretanto, como esse é um caso sem precedentes, é necessário muita cautela e, por esse motivo, as viagens devem ser remarcadas ou canceladas para evitar a transmissão e a contaminação do vírus.

Se você voltou de uma viagem recentemente, será necessário o isolamento domiciliar voluntário, mesmo se você não estiver sentindo nenhum sintoma. Isso porque o vírus pode ser transmitido por meio de pessoas assintomáticas, ou seja, que podem ter os sintomas mas não os apresentam. Inclusive, é só depois de 14 dias que os primeiros sinais da doença começam a aparecer, por isso, seja cauteloso e fique em casa nesse período.

Se ocorrer de você apresentar algum dos sintomas do coronavírus de maneira extravagante, isto é, febre alta e sintomas respiratórios (como falta de ar) procure imediatamente uma Unidade de Atendimento Integrada e informe o seu histórico de viagem. Outro ponto importante é que você reforce os seus hábitos de higiene com água de sabão.

Adie sua viagem

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) lançou uma campanha cujo objetivo é promover o adiamento dos planos de viagens, a fim de que as pessoas se protejam do coronavírus. Essa campanha tem o intuito de apoiar a sustentabilidade econômica de todos os setores da economia que esperam o adiamento.

Na segunda semana de março, a ABAV já estava conversando diretamente com os fornecedores de passagens e hospedagens a facilitarem a remarcação e reembolso, sem custo. Por isso, a recomendação é de que não se faça viagens, nem as domésticas. Para maiores dúvidas, o ideal é consultar sua agência de viagens.

Principais recomendações

Se nesse momento você já está no exterior, é recomendado que você siga todos os códigos de conduta das autoridades de saúde locais, bem como as medidas de prevenção e controle para evitar a proliferação pelo coronavírus.

Outro ponto importante é que se o passageiro tem uma viagem marcada (com seguro ou não) para destinos afetados e não deseja remarcar para outra data, ele pode entrar em contato com a companhia aérea e pedir o cancelamento. Lembrando que se esse for um caso que parte da iniciativa do próprio passageiro, o processo está sujeito às regras contratuais de tarifas e/ou eventuais multas.

Entretanto, se o cancelamento partir da empresa área, eles devem avisar com uma antecedência de até 72 horas e não podem cobrar nenhuma taxa. Mas se você tenha comprado um pacote de viagem, a A BAV, como mencionado, já deixou registrado que a remarcação e cancelamento serão todos sem custo adicional.

Em caso de viagem pelos cruzeiros, cada situação tem sido avaliada pelo Centro de Operações-Coronavírus (COE). As informações, até o presente momento, apontam que as medidas principais são: evitar os portos em que as fronteiras estão fechadas, proibição do embarque de pessoas que estiveram nos últimos 14 dias em países com grande intensidade de casos, como, China e Itália. Outro ponto é evitar que essas pessoas desembarquem nos portos do Brasil.

Para cada ponto de entrada do Brasil como os portos, aeroportos e fronteiras, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem elaborado algumas orientações para a atuação dos funcionários e pessoas que estão indo até esses locais. A principal, e mais importante delas, é a frequente higienização das mãos com água e sabão e utilização do álcool em gel 70%.

Depois, o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para os funcionários, como servidores da Receita Federal e Polícia Federal. Além de avisos sonoros em quatro línguas (português, inglês, mandarim e espanhol) em todos os terminais alertando para os sinais e sintomas do coronavírus.

Nós da Trade Turismo sabemos que o momento não é de alegria, estamos falando de sonhos que precisaram ser adiados, porém, nesse momento, todos nós precisamos nos unir em prol do bem comum.

E se você tiver qualquer pergunta, conte conosco! Estamos sempre a disposição para sanar qualquer dúvida! Nosso atendimento agora é por telefone e online, então entre em contato pelo nosso Whatsapp !

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