Quando Setembro Amarelo encontra a vontade de viajar
Quando Setembro Amarelo encontra a vontade de viajar

Setembro anuncia um chamado coletivo ao acolhimento, ao diálogo, à empatia e ao bem-estar. Desde 2015, essa campanha vem desmistificando o espinhoso tema do suicídio e demonstrando que falar é, muitas vezes, um gesto que salva vidas. No dia 10 de setembro, Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, tivemos a oportunidade de lembrar que o cuidado com a saúde mental precisa ganhar vozes em todos os cantos do país. Aqui também!
Os números são alarmantes e despertam até os mais dispersos com a questão. No Brasil, o autoextermínio é considerado um problema de saúde pública e a ocorrência tem aumentado entre os mais jovens. Segundo números oficiais, em média, 38 brasileiros desistem da própria vida todos os dias (OMS, 2019). Dados que revelam o quanto é necessário somar forças para o enfrentamento do problema.
Os cuidados com a saúde mental são essenciais para melhorar a qualidade de vida. Neste contexto, viajar por lazer 
não é um luxo, mas um gesto de autocuidado e manutenção da saúde mental. Muitos viajantes, em todo o mundo, se sentem motivados para viajar simplesmente "para dar um tempo e relaxar". Por isso, muitas pessoas reconhecem que momentos de lazer e descanso beneficiam a saúde e ainda impactam positivamente na produtividade e no engajamento (pessoal ou profissional).
Além disso, estudos mostram que o contato com a natureza, seja em um passeio ou apenas em momentos ao ar livre, reduz a ansiedade, melhora o humor, estimula a criatividade e até fortalece a cognição. Seja para reduzir o estresse, aumentar a sensação de bem-estar ou apenas para quebrar a rotina. O fato de mudar de ambiente um pouco descansa a cabeça e impacta na sensação de prazer. Não precisa ser algo grandioso, aquele fim de semana com a família pode mudar tudo.
É aí que o Setembro Amarelo encontra o desejo de viajar. E se, neste mês, você começasse a planejar um momento especial para viver uma experiência de lazer e relaxamento em um destino acessível? Não precisa ser especialista em saúde mental para saber que apostar em uma pausa com qualidade pode renovar suas energias para seguir com boa produtividade até dezembro.
Então, antes do mês acabar, faça algo por você: tire do papel aquela viagem que você sabe que merece. Este Setembro Amarelo está nos mostrando que o cuidado não pode esperar. E as viagens a lazer entram como trilhas possíveis, como um convite para pensar, olhar para dentro e respirar com leveza. 
Cuidar da mente é tão vital quanto cuidar do corpo. 
Por isso... pare, respire e viaje mais.
Pode fazer toda a diferença.

