Layout do blog

Como se vacinar nos EUA?

Trade • jul. 14, 2021

Os Estados Unidos são um dos países que mais vacinam no mundo. Já foram mais de 322 milhões de doses aplicadas nos moradores de lá. E isso fez surgir uma dúvida nos brasileiros: como se vacinar nos EUA? Posso ir pra lá e conseguir uma dose?

Justamente por conta do coronavírus, muitos países ao redor do mundo restringiram a entrada de turistas estrangeiros. Foi uma forma que encontraram para controlar a disseminação do vírus. E os Estados Unidos foram um dos que proibiram a entrada de turistas brasileiros.

Só que desde maio circula a notícia de que turistas que chegam a algumas localidades dos EUA conseguem se vacinar. É o chamado “turismo de vacinação”. Mas será que é assim mesmo? Como conseguir uma vacina por lá sendo turista? E os brasileiros que residem lá, encontram algum problema?

São muitas dúvidas. Mas até o final deste texto você vai descobrir tudo sobre como se vacinar nos EUA. Continue a leitura!

É possível se vacinar nos EUA como turista?

Com grande parte da população adulta vacinada e o uso de máscaras não obrigatório para ambientes abertos, os olhos dos Estados Unidos se voltaram para outras partes do mundo. Milhares de doses de vacinas já foram doados para países mais pobres e também para o Brasil.

E essa preocupação vem do fato de os Estados Unidos serem a maior potência mundial e um dos países mais visitados no mundo. Ou seja, é interessante pra eles que as coisas voltem à normalidade para estimular a economia. Então tem como se vacinar nos EUA sendo turista sim!

Em maio de 2021, o país anunciou que vacinaria turistas que pisassem no território estadunidense. Com a vacinação demorando mais que o esperado no Brasil, isso despertou muito interesse dos brasileiros.

Mas como se vacinar nos EUA se as fronteiras estão fechadas para brasileiros ? Para quem quer levar a ideia adiante, é preciso saber quais fronteiras estão abertas para os Estados Unidos. Na hora de comprar a passagem, é preciso atenção a alguns pontos:

  • Conhecer os protocolos médicos da viagem, com exigência de testes;
  • Garantir passagem e hospedagem em país com fronteira aberta para os Estados Unidos;
  • Respeitar a quarentena no primeiro país de parada.

Vale a pena se vacinar nos EUA como turista?

Depende. Você precisa considerar todos os custos envolvidos. Mas, chegando lá, não há grandes exigências para se vacinar.

É preciso ter documentos pessoais, ser maior de 16 anos e marcar um horário no posto de vacinação mais próximo. Em alguns casos, pede-se endereço de permanência, sendo aceitos endereço do hotel ou contrato temporário de aluguel do Airbnb.

Em Orlando, as aplicações das doses já acontecem e em Nova Iorque há pontos disponíveis em toda a cidade. Por isso não é um grande problema saber como se vacinar nos EUA.

A questão é quanto o turista está disposto a gastar. O turismo de vacinação não sai barato: com o dólar em alta, as passagens e hospedagens acabam ficando caras. Mas o grande problema é a incerteza sobre qual vacina vão aplicar. Por lá, 3 estão disponíveis:

  • Janssen/Johnson & Johnson – dose única;
  • Pfizer/BioNTech – 2 doses com intervalo de até 90 dias;
  • Moderna – 2 doses com intervalo de 6 semanas.

Então pode ser que você fique 15 dias de quarentena no México e consiga se vacinar com a Janssen nos EUA. Mas há a possibilidade de chegar e tomar a da Pfizer, que vai demorar 3 meses para a segunda dose. O prazo do visto de turista acaba expirando.

A ideia vale mais para quem já está com a passagem comprada e vai de qualquer forma. Aí a vacina vem no combo se a pessoa planeja ficar mais de 6 semanas, por exemplo.

Como se vacinar nos EUA como residente

Já no caso de quem vai para o país a trabalho , para estudar ou já mora lá, não encontra os mesmos problemas de quem quer saber como se vacinar nos EUA sendo turista.

Por enquanto, quem sai do Brasil com destino aos Estados Unidos vai precisar cumprir a quarentena em outro país. Isso não se aplica só a missões diplomáticas. Mas indo com o visto de trabalho, estudo ou residência é mais fácil por não existir a preocupação do visto perder a validade e tem a estadia fixa.

Nesse caso, quem está embarcando para o país ou quem já mora lá não encontra grandes dificuldades sobre como se vacinar nos EUA. Inclusive a ideia é que até quem está em situação ilegal lá seja vacinado.

Na Flórida, não há a necessidade de apresentar comprovante de residência. Lá, como se vacinar nos EUA é bem simples: as vacinas estão disponíveis para todos que moram ou estejam no estado e que oferecem bens ou serviços em benefício dos residentes e visitantes do estado.

Documentos para vacinação

Embora documentos não sejam exigidos em alguns lugares do país, é sempre importante se informar sobre as especificações de como se vacinar nos EUA. Afinal, são 50 estados.

O ideal é sempre ter em mãos para não perder a vacinação:

  • Documentos pessoais;
  • Visto e demais documentos legais;
  • Comprovante de residência;
  • Cartões de saúde e vacinação internacional.

Quando brasileiros poderão viajar para os EUA

Viajar na pandemia já foi uma questão muito discutida – tanto por aqui quanto entre os próprios turistas. É muito importante estar atento aos protocolos, ao ritmo de vacinação e às exigências de cada país.

Durante mais de um ano de isolamento, muita gente sentiu falta das viagens, se planejou e até mesmo descobriu o turismo virtual , não é? Mas sanada a principal dúvida sobre como se vacinar nos EUA, resta saber quando o turismo voltará ao normal.

Bom, tudo vai depender do ritmo da vacinação por aqui. Adquirimos as nossas próprias doses, recebemos doações de outros países e assim a Covid-19 vai sendo vencida.

O momento atual é de se planejar, agora com um pouco mais de previsão de quando estaremos vacinados com as duas doses, já que os calendários dos estados foram divulgados.

E com um bom planejamento é possível até cortar custos em viagens, sejam elas corporativas ou de lazer. Quer saber como? É só ler o nosso texto do blog sobre esse assunto.

Te esperamos lá!

Consultoria e Excelência
na gestão de viagens
Fale conosco
(11) 3506-6009 | (34) 3293-1000
comercial@tradeturismo.com.br

R. Dr. Renato Paes de Barros, 618 - Itaim Bibi
São Paulo - SP,
CEP: 04530-000

Av. Rondon Pacheco, 2080 - Vigilato Pereira
Uberlândia - MG
CEP: 38.408-343
Share by: