Layout do blog

Viagem na pandemia: o que é seguro e o que não é?

Trade • dez. 04, 2020

2020 já está acabando e boa parte do ano foi dentro de casa, cumprindo o isolamento social. Quem ama viajar sofreu – e até mesmo quem não é da estrada está sentindo falta de novos ares. E a pergunta que não quer calar é: viagem na pandemia é seguro?

As medidas sanitárias são tantas que muita gente não só desanima como também ainda fica com o pé atrás se é o melhor momento para viajar. Principalmente se você for considerar que a vacina ainda não saiu e uma segunda onda promete chegar ao Brasil – e no mundo – logo logo.

Infelizmente, uma viagem na pandemia pode não ser uma boa ideia se você vai para destinos lotados e onde sabe que a aglomeração é certa. Mas se for o caso de ir para lugares mais isolados, até vale a pena correr o risco para viver novas experiências.

Seja de carro, de avião ou ônibus, nós da Trade vamos te ajudar a entender melhor como estão os procedimentos de viagem na pandemia e como é possível viver uma experiência de viagem um pouco mais tranquila.

Vem com a gente!

Sabemos que a melhor opção para quem vai viajar para longe é o avião. E chegar mais rápido é sinônimo de aproveitar mais o seu destino, certo?

Mas um aeroporto pode parecer um pesadelo em uma pandemia: muitas pessoas vindas de diversos lugares, esperando os voos e aglomerados nas tão famosas filas dentro e fora do avião…

A vantagem de quem opta por viajar de avião é que esse tipo de transporte tem os chamados filtros HEPA e um sistema de refrigeração forçada. Juntos eles são capazes de eliminar 99% das bactérias e vírus, incluindo o da Covid-19.

Essa é a parte boa. A parte ruim é que sabemos que é impossível controlar todos os passageiros dentro de um meio de transporte como esse.

Por isso é importante estar atento às indicações dos órgãos de saúde. Inclusive para viagens internacionais, o presidente do Comitê de Emergência da OMS recomenda que os testes para detecção da Covid-19 devem ser amplamente usados.

Nós sabemos que, apesar das recomendações oficiais, muita coisa varia de acordo com a companhia aérea. A venda do assento do meio, por exemplo, não é indicada, mas pode acontecer – e não se surpreenda se o avião estiver cheio.

Então, se você decidiu fazer sua viagem na pandemia de avião, essas dicas podem te ajudar:

  • Leve máscaras que se adaptem ao seu rosto e sejam bem reforçadas para evitar contaminação, trocando-as a cada 2 horas ou sempre que estiverem úmidas;
  • Leve sacos plásticos para separar as máscaras usadas das limpas;
    Tenha álcool em gel de fácil alcance e que te permita higienizar sempre as mãos;
  • Aposte em uma face shield para proteger os olhos (sem esquecer de usar a máscara de tecido também, já que o uso de uma não exclui a utilização da outra);
  • Opte pelo check-in online , assim você evita aglomeração em filas;
  • Evite conversar próximo aos demais passageiros ou trocar apertos de mão ou qualquer outro tipo de contato físico;
  • Respeite a distância de segurança e não fique desesperado para descer do avião assim que ele pousar. Sua saúde vale muito mais que esse pequeno tempo de espera!

Viagem na pandemia de ônibus

 

 

Os cuidados que você deve tomar se optou pelo ônibus na viagem na pandemia são praticamente os mesmos do avião, mas os riscos são bem maiores principalmente pela duração das viagens.

É bem diferente estar exposto ao risco por uma ou duas horas no avião versus no mínimo 4 dentro de um ônibus.

A vantagem do ônibus é que você vai pagar mais barato e são menos pessoas viajando com você. Mas não se engane: o espaço ainda está longe de ser o ideal para o distanciamento social e as empresas não vendem só uma poltrona de cada lado da fileira.

Ah, e dependendo do seu destino você vai ficar mais tempo dentro do transporte. Então n ão economize nas máscaras e nos sacos para armazená-las.

Vale lembrar também que se você vai ficar algumas horas viajando vai dar aquela agonia para tirar a máscara e respirar melhor – especialmente se você está em home office e não usa essa proteção por muitas horas seguidas. Mas não se renda a esse desejo.

O ideal é usar a melhor proteção que você conseguir, incluindo face shield e o álcool em gel. Não se esqueça também de não tocar nos bancos e levar as mãos aos olhos, boca e nariz sem higienizar. Fique muito atento a isso!

E na hora de escolher sua viagem de ônibus vale a pena optar pela compra via internet para evitar filas e já levar a voucher impresso ou QR code no celular.

Dê preferência também por ônibus com menos poltronas, como o leito e semileito. Assim você sabe que serão menos pessoas viajando e, dependendo da opção, você viaja sem ninguém ao seu lado. Aí é só levar seus fones e colocar a sua playlist de viagem para tocar.

 

Viagem na pandemia de carro

 

Se você vai viajar com a família é mais seguro ir de carro. Assim você tem mais controle da situação, já que estará fazendo uma viagem na pandemia apenas com pessoas que já são do seu convívio.

Claro que as medidas de proteção vão ser importantes, porque mesmo que você vá para um lugar mais isolado vai existir o contato com outras pessoas, seja em um check-in de hotel ou pousada, nas refeições ou mesmo nas paradas durante o caminho.

Por falar nisso, evite parar em lugares desconhecidos ou que pareçam duvidosos quanto à higiene. É mais seguro usar o banheiro e fazer um lanche nas grandes redes de postos de gasolina na estrada, como o Graal , por exemplo.

Mas para evitar essas paradas você pode levar comida e água parando só quando necessário mesmo.

Viajar de carro parece ser mais tranquilo, não é? Só não caia naquela tentação de oferecer carona nos grupos para economizar na gasolina. Não compensa o risco.

Se no final das contas você achou que ainda não é o melhor momento para se arriscar e fazer uma viagem na pandemia, não tem problema. 2021 está chegando e com ele uma esperança de novos tempos. Até lá, que tal ver os melhores destinos para sua viagem no próximos ano?

Te esperamos lá, ok?

Consultoria e Excelência
na gestão de viagens
Fale conosco
(11) 3506-6009 | (34) 3293-1000
comercial@tradeturismo.com.br

R. Dr. Renato Paes de Barros, 618 - Itaim Bibi
São Paulo - SP,
CEP: 04530-000

Av. Rondon Pacheco, 2080 - Vigilato Pereira
Uberlândia - MG
CEP: 38.408-343
Share by: