Layout do blog

Destinos para ecoturismo: sua próxima aventura está aqui

Trade • mar. 22, 2019

Já viu aquelas paisagens incríveis e aquelas grandes aventuras dos documentários na TV? Existem vários programas de pessoas desbravando a natureza e conhecendo seus mistérios, e a gente acaba achando que isso é só coisa de TV. Mas não é bem por aí: conhecendo os destinos para ecoturismo do Brasil, você não vai só assistir as maravilhas naturais, vai vivê-las.

O Brasil é um dos melhores países do mundo para fazer ecoturismo. Temos uma grande extensão territorial e somos abençoados com 6 biomas diferentes. Entre Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e os Pampas, os destinos para ecoturismo chegam às centenas!

A riqueza natural é incrível em todos esses cenários, a fauna e a flora são abundantes e você consegue ter uma experiência única em todos eles. Para te ajudar a decidir qual é o destino para ecoturismo que mais combina com você, fizemos uma lista com os mais interessantes em cada bioma.

Vamos começar?

Destinos para ecoturismo na Amazônia

O ecoturismo na Amazônia é gigantesco. A extensão da floresta em si já é impressionante – 60% dos seus mais de 5 milhões de km² estão só no Brasil, abrangendo 9 dos nossos 26 estados -, e ainda há tudo o que ela abriga: tribos indígenas, fauna e flora única, a maior bacia hidrográfica do mundo etc.

O melhor a se fazer para conhecer os destinos para ecoturismo na Amazônia é partir primeiro para Manaus. A capital Amazonense é o maior centro urbano da região norte do Brasil e é de lá que os principais destinos partem. Empresas de viagens, como a Trade Turismo, oferecem pacotes com estadia em um hotel de Manaus e uma série de atividades de ecoturismo.

De lá, é possível partir para trilhas guiadas para observação das espécies da floresta e navegar pelo rio Amazonas, o maior do mundo. E ainda há a focagem noturna: passeio que consiste basicamente em navegar pelo rio à noite, buscando as várias espécies de jacaré no local, com uma lanterna. Parece assustador? Não precisa ter medo! Com o guia certo, essa atividade de ecoturismo é uma das mais gratificantes do passeio.

Mas Manaus ainda guarda outras grandes oportunidades para o turismo ecológico. Vamos deixar uma lista aqui embaixo, que vai te surpreender só de olhar. Imagina viver todas essas experiências?

  • Pesca esportiva de espécies incríveis do rio Amazonas;
  • Visita às tribos locais para conhecer os nativos;
  • Encontro das Águas do Rio Negro com o Rio Solimões;
  • Banho com os botos no rio;
  • Observação de primatas na Floresta dos Macacos;
  • Escalada de árvores gigantes.

E ainda tem muito mais! Dentre os destinos para ecoturismo, Manaus e a Amazônia com certeza merecem carinho e atenção especial dos viajantes!

Ecoturismo no Cerrado

Ah, o cerrado. É a casa da Trade Turismo, sediada em Uberlândia, e como já dizia o poeta: “nem tudo que é torto é errado, veja as pernas do Garrincha e as árvores do cerrado” (Nicolas Behr).

 

Dentre os destinos para ecoturismo, a savana brasileira tem muito à oferecer aos viajantes. O parque mais lembrado do Cerrado faz divisa com a Mata Atlântica e, por conta disso, oferece grande variedade em flora e fauna. É o Parque Nacional da Serra da Canastra, criado para preservar as inúmeras nascentes que desaguam no rio São Francisco, um dos mais importantes do país.

Lá, o viajante tem muito o que fazer. As cachoeiras são exuberantes e as trilhas, que misturam um pouco de Cerrado e mata densa, levam a paisagens incríveis. Nos vários campos de vegetação rasteira dos seus 71 mil hectares, caminhar é incrível. A vista vai longe e, por conta dos poucos obstáculos, é possível ver várias espécies de animais, incluindo o tamanduá bandeira, o veado campeiro e o lobo guará.

A Serra da Canastra é um destino obrigatório para quem quer conhecer as maravilhas de Minas Gerais, mas também não é o único. Para se aprofundar mais no Cerrado, vale a pena conhecer a Chapada Diamantina, dos Guimarães, dos Veadeiros e o Parque Grande Sertão Veredas.

Ecoturismo na Mata Atlântica

Mas nem só de grandes extensões e exuberância natural vivem os destinos para ecoturismo no Brasil. A Mata Atlântica é o nosso bioma mais devastado, contando com apenas 12% da sua área original.

 

Esses remanescentes e as espécies que procuram abrigo neles são protegidos por leis ambientais extremamente severas. Vários parques foram criados para proteger a parte que ainda resta, e o ecoturismo é fortíssimo nesses parques.

Em São Paulo está um dos destinos para ecoturismo mais interessantes para visitar na Mata Atlântica. É o Parque Estadual da Cantareira, que ainda têm vista para a capital paulista, localizada bem ao seu lado. O parque concentra uma grande variedade de nascentes e de espécies com risco de extinção, muitas delas nem encontradas mais em outras regiões. Como exemplo, temos o macaco bugio, o murucututu-de-barriga-amarela, o sapo cururu, dentre outros.

O Parque tem cerca de 80 km² de extensão e é dividido em vários núcleos, sendo que o da Pedra Grande é o mais próximo de São Paulo e pode ser acessado pela própria cidade. São duas visitas em uma!

Ecoturismo na Caatinga

Destacar a Caatinga entre os destinos para ecoturismo no Brasil é uma questão de honra. O bioma é tido como seco e sem belezas para mostrar, mas possui mais de 150 espécies de mamíferos, quase 600 de aves, 177 de répteis e 241 de peixes.

Com certeza, um dos destinos para ecoturismo na Caatinga que deve ser considerado é a Chapada Diamantina, mas saiba que a região onde ela se encontra é uma confluência de biomas diferentes. Para entender melhor o verdadeiro potencial da região, nós recomendamos aos viajantes o Parque Nacional do Catimbau, no Pernambuco.

O Parque é o segundo maior sítio arqueológico do mundo e quem se aventura a fazer turismo ecológico pela região encontra na rocha os registros mais evidentes do passado. As pinturas rupestres são a maior atração e as rochas sedimentadas pela erosão chegam a datar de 6 milhões de anos atrás.

Conhecer o Catimbau é de extrema importância para quem procura uma experiência única em ecoturismo. É um lugar de se reconectar com a terra e com as nossas raízes e de refletir sobre os estragos que a nossa ocupação causou ao bioma. Hoje, o Parque do Catimbau é um dos últimos resquícios verdadeiros da Caatinga no seu estado natural.

Conhecendo o Pantanal

O pantanal é a maior planície alagada do mundo e, portanto, um dos destinos para ecoturismo que são simplesmente únicos. Não dá pra repetir essa experiência em nenhum lugar do mundo. Para uma ótima estadia e aproveitamento de tudo o que a região apresenta, recomendamos Bonito, no Mato Grosso do Sul, como parada principal.

A partir de lá, os destinos para ecoturismo se alastram, assim como acontece na Amazônia e em Manaus. Porém, é importante definir em qual temporada você vai. Na seca (julho a setembro), a paisagem é completamente diferente do que na enchente (outubro a dezembro). Nessa segunda época, os rios transbordam e a planície se alaga, aflorando toda a biodiversidade do pantanal.

Saindo de Bonito, é possível fazer trekking, pesca esportiva nas duas rotas principais do Pantanal (Norte e Sul), exploração de cavernas, banhos de cachoeira, safári fotográfico e muito mais. Mas se você quiser uma experiência mais intimista, vale a pena buscar alguma das fazendas convertidas em pousadas para conhecer melhor a região e passar a estação chuvosa. Dica ao viajante: leve uma viola e viva o Almir Sater em você!

E aí, o que achou das nossas recomendações de destinos para turismo ecológico? Mas pensa só em como melhorar: já pensou se durante esse processo você também estivesse experimentando as delícias culinárias do nosso Brasil?

Consultoria e Excelência
na gestão de viagens
Fale conosco
(11) 3506-6009 | (34) 3293-1000
comercial@tradeturismo.com.br

R. Dr. Renato Paes de Barros, 618 - Itaim Bibi
São Paulo - SP,
CEP: 04530-000

Av. Rondon Pacheco, 2080 - Vigilato Pereira
Uberlândia - MG
CEP: 38.408-343
Share by: